sexta-feira, 30 de abril de 2010

Almas atormentadas

Eu conhecia-a bem, depois de muitos anos a conviver com ela sabia exactamente (ou quase exactamente) como ela era. E ela vivia atormentada por tudo e por nada.

Há pessoas assim, que parece que são perseguidas por um espírito negro. Para além de terem azar não conseguem lidar com ele nem conseguem fazer com que o espírito mude de cor.
Eu digo que são almas atormentadas porque para além de serem perseguidas por esse tal espírito parece que se alimentam dele. Mas o pior de tudo é que queixam-se muito e quando não se queixam sofrem em silêncio. E sofrem por tudo, porque o namorado não lhe ligou, porque o filho está a ter más notas, porque o colega chamou-lhe burra, porque o dia está cinzento...
E vivem atormentadas com tudo o que lhes acontece.

Se acontece algo de bom não acham assim tão bom, porque o namorado podia ter ligado mais cedo, porque o filho podia ter tido um 20 e não um 19, porque podia não estar tanto calor... E não há ninguém que tenha paciência para isto.
Porém, se sofrem em silêncio ficam pessoas com quem é ainda mais impossível de estar. Pessoas carrancudas que pensam que ninguém as compreende e ninguém as quer ouvir. E sentem-se mal. E nós somos influenciados por esse mau-estar.
Eu sou da opinião que deviam fazer um grupo de almas atormentadas, como os alcoólicos anónimos, e deviam-se juntar e falarem sobre o que os atormenta. Podia ser que se cansassem uns dos outros e tentassem encarar a vida de outra maneira. Podia ser que se vissem nas outras pessoas e percebessem o quanto impossíveis de lidar são.

Existe (quase) sempre uma solução para tudo, só não podemos ficar a ter pena de nós e do mundo e nada fazer. Por vezes o problema destas pessoas é não fazerem uma pausa, é não respirarem fundo, é preocuparem-se demais com as pequenas coisas, é não saberem o que é aproveitar a vida.

Alguém lhes devia dizer isto. Alguém devia fazer com que o espírito negro parasse de as perseguir, alguém lhes devia dizer que quem acaba por reencarnar o espírito negro são elas mesmas. Alguém lhes devia dizer que assim, nunca serão felizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário