sábado, 22 de julho de 2017

Ir e Ser

Já passou muito tempo. Já passou demasiado tempo. Pergunto-me como deixei o prazer de escrever para trás, como deixei de elaborar textos e delinear pensamentos, como pude esquecer aquilo que realmente gosto de fazer. Não sei responder a isto. Deixei-me levar pela vida, fui escrevendo outras coisas e fazendo outras coisas e deixando de ter tempo ou fingindo que não tinha tempo. Tempo. Essa palavra maldita.
Estava a ler os rascunhos que se encontram por aqui e lembrei-me de escrever sobre algo. No entanto tenho a minha cabeça bloqueada, as minhas memórias estão fechadas num baú e os meus olhos estão pesados. O tempo, os momentos e as decisões. Tudo isso junto fez a mudança. Para o bem e para o mal, a mudança. A vida hoje já não é o que era há um ano atrás. A vida é, realmente, tão diferente. E nestes meses tanta água passou pelo rio, tanto vento soprou, cruzei-me com tantos olhares diferentes, tantos sorrisos significativos, tantas palavras e línguas diferentes e em suma tantos mundos distintos. Não me arrependo de nada.
E agora o estar aqui sem aquele peso que tinha anteriormente. Agora estou aqui porém, estou também em todo o lado. Daqui para a frente parece-me que estarei sempre em todo o lado e é bom saber isso. Quando começar a sentir-me presa, tenho a liberdade, vontade e iniciativa de, simplesmente, ir. Não precisa de ser longe mas ir. (Ás vezes vai precisar de ser longe.)
 Estar aqui agora não me perturba em demasia mas a longo-prazo sufoca-me. Por isso não me deixo estar e arranjo planos para ir. Porque sei hoje que posso fazer o que bem me apetecer, não estou presa a nada nem a ninguém.
O maior privilégio da vida é puder ir e ser. E nisso fui privilegiada. Sou e vou as vezes que me apetece. Quando estou aqui sei que deixo de ser e é por isso que rapidamente junto as duas palavras e faço planos para ir, não quero ficar muito tempo sem ser. É um tempo que não volta, é um tempo perdido e eu sei, hoje, que podemos ser tanto se não nos esquecermos da importância de, verdadeiramente, Ser.

AR

Sem comentários:

Enviar um comentário